Artigos

Suas Metas

Todas as nossas metas e desejos muitas vezes surgem dos nossos sonhos.
É típico da maioria das pessoas, todo início de ano fazer as promessas e definir metas.
Metas das mais simples, as mais complexas. Tem muita gente que todo ano faz promessas como: começar fazer academia, fazer regime, iniciar o curso de Inglês, viajar pelo menos duas vezes no ano; sendo assim as promessas são as mais variadas.
Quando chega dezembro, que representa o fim de mais um ano e olhamos para os doze meses que se passaram, nos sentimos realizados ou frustrados.
Muitas das coisas que colocamos como conquistas para o ano que se iniciou lá em janeiro, chega em dezembro e não foram feitas.
Definir metas, planejamento e fazer promessas não podem ser simplesmente palavras ou pensamentos jogados ao vento ou que representam um tímido desejo.
O mais importante em se definir uma meta é QUERER. Isso ao menos exige que você saiba o que a conquista dessa meta vai lhe proporcionar ou entender o grau de importância dela em sua vida.
Podemos dizer que quando se tem isso bem definido para você, faz com que a meta tenha consistência.
Com uma meta consistente, temos que ter bem claro e definido como vamos saber que alcançamos aquilo que desejamos. Quais as evidências que irá nos comprovar que chegamos à meta desejada. Isso nos proporcionará uma idéia geral do momento que conseguimos.
Para exemplificar melhor essa visão, vou usar como parâmetro uma pessoa que coloca como meta iniciar uma academia.
Ir para uma academia pode ter vários motivos (causas) desde indicação médica, estética, condicionamento físico, prazer, ocupar tempo e emagrecer. Cada causa dessas vai ter uma representatividade diferente para cada pessoa.
Além da causa temos que ter nitidamente claro o que queremos alcançar com a academia, o resultado.
Uma pessoa que entra para ocupar o tempo, não deseja mais nada que ficar algumas horas malhando, então mesmo que ela saia da academia e coma sem parar, fazendo que não chegue a resultado nenhum, mesmo assim esta valendo.
E entender a importância de uma meta na vida, o significado faz com que a busca seja maior e que não seja sem fundamento, que seja da alma.
Seria como a pessoa que se propõe a parar de comer, mas que não acredita em regime. Esse pensamento com certeza já é um bloqueio para alcançar o resultado, à vontade, o desejo, o querer tem que ser do fundo do seu ser e ser algo que você acredite.
Uma meta bem formulada ficaria assim: em 2012 vou a academia com o objetivo de emagrecer 4 quilos. Para isso pretendo ir pelo menos três vezes por semana, fazer musculação e hidroginástica. Quero alcançar a meta até o carnaval de 2012.
Além de definir a meta, nesse exemplo também colocamos um tempo para que aconteça. Como se fosse um parâmetro e uma data base para sempre ter ação em busca do objetivo ou meta.
E você tem feito o seu planejamento? Os resultados como tem sido?
Eles podem não ser como você deseja, mas manter um direcionamento e um foco já é um grande diferencial. O que você deve ficar atento é se esta perdendo o foco ou se mantendo em uma zona de conforto sem fim.
Avalie como foi 2011 e que venha 2012 com toda consciência necessária para o nosso sucesso pessoal. Você define onde quer chegar!!

“Se você não sabe onde está indo, qualquer lugar servirá" - Lewis Carroll.


Publicado na Revista Dicar Mulher - Dezembro 2011 e no site www.dicasmulher.com.br




A Habilidade de sonhar

O ser humano tem várias habilidades diferentes. Podemos dizer que saber ouvir, interpretar, pensar, amar, chorar, sofrer, apaixonar e sonhar são algumas dessas habilidades que possuímos. Claro, que uns desenvolvem mais umas que as outras e isso depende do ambiente que essa pessoa cresceu e viveu, depende das suas culturas, crenças, tradições e tudo aquilo que aprendeu em sua vida.
Mas, quero falar sobre uma dessas habilidades que ao meu ponto de vista, muitas vezes nos impulsionam. Estou falando de SONHAR...
Não digo só dos sonhos que fazem parte do seu sono, mas daqueles que temos acordados. Daqueles sonhos, que se fecharmos os olhos podemos até ver e tocar. Imaginamos cada detalhe, cada gesto e sentimos as emoções.
Sonhar é algo que faz parte da nossa realidade e não existe mal nenhum nisso. Sonhar com aquele carro, sonhar com a sua casa, com aquele amor para a vida inteira, com o casamento perfeito, com o reconhecimento no trabalho, pular de para quedas, entre tantos outros.
Claro que não podemos colocar como condição para a felicidade, mas temos que usar isso como motivação para evoluir, buscar e crescer. Não existe limite para sonhar! Se você sonha em ter uma mansão e já conseguiu sair do aluguel que pagou por anos, sem dúvida merece ser comemorado e como incentivo para chegar à mansão. Mesmo que às vezes não conseguimos alcançar o auge dos nossos sonhos, mas que ao menos possamos olhar para trás e perceber que fizemos o melhor.
Acreditar em nossos sonhos não faz mal a ninguém. Por que não traçar um caminho? Por que não definir passos para alcançá-los?
Se para você alcançar o seu grande sonho é necessário dar dez passos e conseguiu dar dois, comemore, afinal agora faltam oito.
Temos vários sonhos ou desejos, desde os sonhos mais selvagens ao mais simples.
Para realizar os nossos sonhos, temos que ter eles bem definidos e por que não colocar eles no papel, para dar vida a eles. Para que possamos visualizar os caminhos e passos, que nos façam cada vez ficar mais próximos do que desejamos.
Escutamos muitas pessoas dizer que sonhar é perda de tempo, fico às vezes me perguntando se são pessoas que não acreditam mesmo em sonhos ou simplesmente um processo de negação com medo de não conseguir e se sentir frustrada e fracassada.
Claro que sonhar é você criar expectativa de ter, querer ou ser alguma coisa, mas temos que ver isso como um pico que queremos alcançar e se não conseguir, valeu a pena ter sonhado.
Um limitador para os sonhos são nossas crenças, onde nos limitamos a eles por algo que acreditamos. Ao mesmo tempo, os sonhos podem ser uma grande ferramenta para se vencer uma crença, vencer aquilo que limita.
Vença suas crenças, seus medos e tenha coragem para sonhar, para ir em busca dos seus sonhos. Para alcançar os seus sonhos você precisa acreditar neles, acreditar que você merece, precisa respeitar o tempo natural das coisas, se programar, se doar para viver os seus sonhos e se no meio do caminho você tropeçar, ria do seu fracasso, se coloque de pé e persista.
Acredite em você! Acredite nos seus sonhos!
Não se permita ficar só olhando para os seus sonhos como se ele fosse algo para jamais ser alcançado.

“Mire a lua, pois se você errar pode acertar as estrelas” (Autor desconhecido)

Publicado na Revista Dicar Mulher - Novembro 2011 e no site www.dicasmulher.com.br

Sucesso nas empresas

Qual o diferencial de uma empresa para outra que alcança o sucesso? Empresas familiares como se comportam?
Por Angela Rodrigues

O que define o sucesso de uma empresa para outra, no mundo corporativo?
Pensando nesse mundo, temos vários exemplos de empresas de sucesso. E algumas características são comuns. Eu diria que o planejamento (direcionamento), controle e resultados.
Planejar é saber onde quer chegar, como quer chegar. Ter uma visão ampla do negócio. Conhecer as diretrizes, conhecer o mercado que está inserido.
Controle é saber o que esta acontecendo, qual o cenário que a empresa se encontra, ter opções, saber como as coisas acontecem.
Resultados é aquilo que toda empresa espera ter. Não só financeiramente, mas de reconhecimento. De participação de mercado. Atingir as metas e objetivos, estabelecidos para as diversas áreas.
E na minha pequena experiência profissional em empresa familiar, que se resume em 10 anos. Elas deixam a desejar nesse ponto. Claro que não é uma regra e existem exceções. Às vezes acertam em uma coisa e erram em outra.
Quando as coisas são mal planejadas e direcionadas, acaba ocorrendo o famoso problema de comunicação. Que muitas empresas sofrem com isso.
Planejar não é só o caminho a seguir, é definir metas, é definir o que se espera de cada função, é definir onde um começa e o outro termina. E deixar bem claro e transparente para os envolvidos como funciona e o que se espera deles.
Ter controle não significa que você tem que está a frente de tudo. Que tem que ser centralizador e conhecer tudo. Controle é saber (saber) quais os passos estão sendo dados e se eles não estão parados. Se esta caminhando para a meta desejada.
O resultado é conseqüência!
São falhas como essa, que deparo em empresa familiar.
É hora de mudar. É preciso crescer.
O coaching pode ajudar você a definir como deve ser as coisas para a sua empresa.

Trabalho X Vida Pessoal

A sua vida pessoal esta afetando o seu desempenho em seu trabalho?
Por Angela Rodrigues

A frase "não se leva problemas pessoais para o trabalho" é conhecida de todos do mundo corporativo.
Separar o assunto pessoal do profissional é sem dúvida um grande desafio.

As empresas não podem se dar ao luxo de aceitar que os profissionais deixem a sua via pessoal interferir no resultado da empresa.

Sabendo que o fator tempo é muito precioso e escasso nos dias atuais, e os profissionais sempre desempenhando várias atividades durante o dia, a frase "perder tempo" ficou proibido no mundo corporativo.

Portanto, na visão da empresa levar problemas pessoais para o trabalho significa perder tempo.E a regra é clara, chegou na empresa você tem que apertar o botão do delete para a sua vida privada. Claro que existem as exceções, mas existe um limite para elas também.

Mas, como instruir os seus pensamentos a não pensar nos problemas? Como dizer a ele que agora não?

Como fazer se a sua vida financeira está um caos? Como trabalhar sem lembrar da discussão que teve com a família? Como não cair o rendimento no trabalho, ao pensar que a fatura do cartão de crédito vence e você não tem como pagar?

Será que com essas circunstâncias, se mantém o mesmo ritmo de trabalho e a capacidade de criar ou resolver as turbulências do dia será a mesma?

Esse foi um dos temas abordados nas discussões das novas tendências do mundo contemporâneo para o RH e devido à escassez da mão-de-obra especializada surge uma tendência a contribuir para que os profissionais saibam lidar com essa situação.

A dificuldade dos profissionais em lidar com seus problemas pessoais acabam causando para empresa absenteísmo, rotatividade e solicitações de adiantamento de pagamento, férias e décimo terceiro.

Problemas que acabam afetando diretamente o RH das empresas.

Já é realidade em algumas empresas o atendimento de psicólogas aos funcionários, cursos, treinamentos e palestras onde questões pessoais como administração financeira e psicologia positiva são temas abordados.

Um profissional bem direcionado em sua vida, resolvido financeiramente tende a produzir mais. Sabemos que ninguém vive 100% uma vida maravilhosa, todos temos dificuldades e problemas a diferença está em saber lidar com elas.

Hoje existem várias maneiras de trabalhar a emoção, aprender a lidar com elas, desde terapias, treinamentos e coaching.

A diferença esta em querer resolver o que lhe causa desconforto. Querer mudar. Resolver ou no mínimo melhorar situações que de alguma maneira reduz o seu desempenho.

Como você está resolvendo as suas dificuldades pessoais? O seu desempenho já esta sendo afetado pelos seus problemas?

E na sua empresa, os indicadores estão lhe preocupando?

Decida agora, mudar a realidade, faça diferente.