Se neste momento podemos ler essas pequenas linhas, significa que ao menos, fomos alfabetizados e já passamos por algumas fases. Nossa vida é dividida por ciclos, desde o nosso nascimento, vamos passando por fases.
Quando nascemos, somos como uma folha em branco, aonde as primeiras sensações, os primeiros momentos, vão preenchendo essa folha, de acordo com o ambiente e com a experiência de vida. Na nossa infância a influência maior é das pessoas que convivem conosco, que geralmente é nossa família. Com a escola começamos a descobrir um pouco do mundo em nossa volta.
E vem a adolescência, onde queremos descobrir o mundo, ser aceitos; e ações, comportamentos, atitudes, pensamentos que antes não faziam parte da nossa realidade, começam a povoar os nossos sonhos. A fase da passagem do mundo infantil para a adolescência é facilmente identificada, por mudanças tanto do corpo, quanto do comportamento.
Talvez você tenha passado por isso, ou até esta passando. Dúvida, incerteza, medo, insegurança e ansiedade começam a fazer parte dos nossos dias e temos a sensação que o nosso mundo esta desabando. E temos que encarar as nossas emoções, olhar para nós mesmos.
Surgem as primeiras paixões, os primeiros amores não correspondidos, as primeiras decisões e as primeiras desilusões. E o grande desafio, de se encontrar nesse mundo tão cheio de informações. Os adolescentes querem estar em todos os lugares, mas muitos não se encontram em nenhum deles. Vivem o hoje intensamente, sem pensar, quem sabe, nas consequências do amanhã.
O que mais escutamos nos meios de telecomunicações são fatos que envolvem os nossos adolescentes. Eles andam se perdendo nas drogas, no alcoolismo, na violência. Um fato que nos marcou foram os mortos no desastre de Santa Maria, que passou de 230 jovens. Mas, Segundo dados da UNICEF mais de 46% dos jovens que morreram entre 12 a 18 anos tiveram como causa a violência. Segundo informações de 2006 a 2012 estima-se que 33 mil jovens possam ter morrido.
São 33 mil vidas, sonhos, amores. O que levam os jovens a buscar caminhos que sabem o quanto é arriscado. Jovens que se sentem vazios, que não se encontram em lugar algum e buscam um pouco de prazer, um pouco de conforto, sensações que a droga permite por segundos, e se eu me conformo com pouco, estou me conformando com migalhas.
Vivemos para ter mais, para ser mais. Deus todos os dias nos prepara um lindo espetáculo, a todo dia temos pessoas ao nosso lado que nos fazem bem. E por que em uma dificuldade, em uma crise existencial, buscamos a solução mais rápida. O amanhã é dos jovens de hoje, a escolha e as consequências são de cada um, mas existe um amanhã e algum momento você vai colher os frutos do hoje.
Por isso, avalie o que anda plantando para saber quais os frutos que poderá colher amanhã.
Para refletir e comentar:
Como você viveu ou vive a sua adolescência? Algumas escolhas, já fez com que se arrependesse? O que você acredita que pode preencher o vazio das pessoas?
Comente, deixe sua opinião, quem sabe podemos dar uma palavra de conforto, para quem nos lê.
Bjs e paz no coração
Angela Rodrigues