quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Organize sua vida profissional e financeira

Muita gente tem dificuldade em organizar as coisas. São pessoas que vivem cercadas de pilhas de papel, e sempre têm alguma coisa inacabada para fazer. Normalmente perdem prazos e compromissos profissionais e, com frequência, se atrapalham também na gestão de suas finanças.
Se você se identifica com a descrição acima, tenha calma. Nem tudo está perdido. A primeira lição é saber que organização é uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer um. Assim como exercícios físicos desenvolvem os músculos, existem certos exercícios que desenvolvem sua capacidade de se organizar.
Esse cenário faz parte da sua vida? Esta realizado com ele ou se sentindo bem? 2013 foi dessa maneira e isso lhe trouxe dores de cabeça, quer manter 2014 da mesma maneira?
Existe algumas maneiras de mudar isso como definindo metas, guardando somente o essencial, administrando a finanças e tomando iniciativas.

Mas, como fazer cada um deles...??!!

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Comunicação

A maioria das pessoas eu diria, que a maioria mesmo precisa trabalhar e passa horas no trabalho.
Quando iniciamos em um novo trabalho, nunca sabemos o que vamos encontrar, referente ambiente e pessoas. Mas, precisamos trabalhar afinal nosso sustento e nossas finanças, muitas vezes depende do nosso salário.
Poucos trabalham apenas por prazer. Geralmente muitas empresas, ao lidar com pessoas de diferentes culturas, conceitos e personalidades sofrem com problemas de comunicação. Aquele famoso disse não disse, ou quando uma pessoa fala algo e a outra interpreta de maneira totalmente diferente e até mesmo o famoso telefone sem fio.
Muitos problemas poderiam ser resolvidos se a comunicação fosse melhor. Afinal a comunicação só acontece quando ambas as partes entendem a mensagem.
E isso não acontece somente no ambiente de trabalho, em nossa vida pessoal, também temos muito disso.
Quantas vezes achamos que as pessoas sabem a daquilo que estamos pensando ou imaginando. Acreditamos que não é preciso explicar muito, pois a pessoa sabe o que queremos. E quando vemos o resultado não é nada do que imaginamos. Cada um interpreta ou entende de acordo com a sua vivência, sua realidade, suas janelas.
Faça um teste, pega uma frase, um texto ou uma música e converse sobre o que o seu amigo ou companheiro de trabalho entende daquilo, sem dúvida terá visões diferentes.
Na comunicação temos que:
-tomar cuidado se a mensagem está sendo entendida corretamente, pedir para a pessoa repetir o que entendeu pode ser uma boa solução;
-em caso de solicitações que devam ser lembradas, não confiarem plenamente na memória, anotar é uma boa sugestão;
-ouvir a história por inteiro antes de tirar conclusões, praticar o papel de ouvinte ajuda muito;
-ficar atento no feedback que tem recebido das pessoas que convive com você, se esta sendo como você gostaria, em caso negativo preste atenção ou avalie em que você pode melhorar;
-nunca conte ou passe algo para alguém já com a intuição que a pessoa sabe o que você quer fazer perguntas para comprovar se a pessoa entendeu pode evitar dores de cabeça futura;
Lembre-se só você sabe o que deseja passar ou dizer, por isso faça isso com qualidade. Sinais não são palavras. O corpo fala, mas o risco é menor se você mantiver uma comunicação simples e transparente.
Pense nisso!! Como anda a sua comunicação? O que as pessoas demonstram quando você fala com elas? Entendimento? Confusão? O que você pode melhorar para ser entendido melhor?

CURTA, COMENTE, COMPARTILHE...