quinta-feira, 19 de maio de 2016

“Parece ser mais fácil apagar um incêndio do que evitá-lo”

Cada vez mais técnicas e metodologias são disponibilizadas para que possamos não ser surpreendidos pelo inesperado. Na vida pessoal essa já uma situação complicada, quando estamos em uma empresa ela se torna pior ainda.
Devido ao fato que algumas ações em uma empresa o retorno pode ser lento.
Uma característica comum que nos comprova o quanto apagamos incêndio é o quanto de urgente e para hoje, encontramos nos escritórios e em chão de fábricas.
Só que nada ou quase nada se inicia com prioridade extrema. Muitas podem ser resolvidas com antecedência, antes que as cobranças e pressões acontecerem.
O ambiente corporativo é divido por funções ou processos, no qual todos têm a sua atividade pré-determinada. Se conhecermos bem nossas atividades e processo, conseguimos perceber que muitas coisas podem estar erradas. Se realmente assumirmos as nossas responsabilidades sobre tal função, temos que resolver. Tomar atitudes para que ele não se torne maior ou complicado.
Algumas situações se tornam repetitivas e isso pode ser um grande sinal, que algo deve ser melhorado, principalmente se tem causado problema, constante.
Se resolvermos as dificuldades antes que elas se tornam o problema temos grandes chances que evitar muitas outras preocupações e situações.
Um problema nunca vem sozinho, muitas vezes ele tem todo um desgaste junto com ele. Principalmente se ele já se tornou grande. Não importa quem esteja envolvido nele, que seja clientes, equipes, líderes ou colaboradores, temos que evitar o máximo que ele faça parte da vida da empresa. Afinal com ele vem toda uma carga de cobranças, pressões, prejuízos, retrabalho e desgaste.
Evitar seria sem dúvida o melhor caminho. Essa atitude tem que ser avaliada nas empresas. Primeiro veja o quanto sua empresa vive apagando incêndio?
Se for algo constante, podemos verificar se é um comportamento de uma equipe específica ou da empresa, como uma cultura inserida?
Entendendo como é o comportamento de todos, avaliar quais as maiores causas, para assim começar tomar atitudes e mudanças necessárias para que a empresa não se desgaste com que a princípio é simples.
Temos que ter uma empresa e colaboradores prontos para produzir, criar e não ficar resolvendo, algo que tem iniciado errado.
A sua empresa e o sucesso dela depende de uma equipe engajada e comprometida.
Pense Nisso!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário