quarta-feira, 11 de abril de 2012

Felicidade...


Seja através dos nossos sonhos, através das nossas metas ou tentando recomeçar temos o desejo de SER FELIZ.
Buscamos a felicidade em tudo e em todos e acreditamos que encontrá-la seria o auge da nossa vida. Que seria um momento que estamos flow, plena, satisfeita.
Só que se sentir assim e encontrar a felicidade parece algo distante ou mesmo impossível, como se fizesse parte do futuro. Os acontecimentos, a rotina, os problemas, o cansaço, entre outras coisas nos afastam, nos fazendo sentir deprimido.
Buscamos de alguma maneira encontrar uma fórmula mágica para ser feliz, por isso encontramos livros, filmes, artigos e agora até uma linha da psicologia que estuda a felicidade e desde pequenos as historinhas infantis já falam da felicidade e ainda vem acompanhada de um PARA SEMPRE.
As histórias alimentam nossas vidas e quem nunca sonhou em ser um dia a Cinderela, em conhecer um príncipe, ser um herói que salva a donzela e com isso sermos FELIZES PARA SEMPRE.
Buscamos viver isso em tudo que realizamos, as nossas realizações pessoais e profissionais esperamos que nos leve a felicidade.
Falamos tanto da felicidade, mas qual o seu significado, o que é felicidade?
Já realizei essa pesquisa no meu blog, com meus amigos, familiares e conhecidos e todos tem uma definição particular de felicidade, e espera alcançar ela de alguma maneira.
Tem aqueles que relacionam a felicidade a fatos materiais, a encontrar um grande amor na vida, a ter saúde, ter uma conta gorda no banco, conseguir pagar dívidas, ver o filho formado, viajar e assim os vários conceitos surgem. O mais legal disso é perceber que não existe uma regra e perceber que cada um de nós somos únicos.
Inclusive pessoas com sérios problemas, dificuldades e algumas até desenganadas pelos médicos se dizem feliz.
Isso me deixa admirada, como assim??
O que faz com que pessoas se sintam felizes e realizadas e outras as piores do mundo.
A resposta que cheguei e que tem sentido para mim é que tudo depende da maneira como se vê as coisas.
Se você olhar para a sua vida e pensar nas coisas que você não tem, mas que gostaria de ter. Pensar na distância do hoje para onde quer chegar e surgir uma dúvida se você pode, ou se é capaz e ainda entender que só poderá ser feliz se alcançar o que deseja provavelmente a felicidade vai ficar longe. Sem contar que segundo o estudo da Psicologia Positiva, as coisas materiais nos proporcionam menos do que imaginamos, podemos usar como exemplo um aumento de salário que esperamos por muito tempo e quando conseguimos, com o passar do tempo, perde a importância e voltamos a pedir aumento.
Agora se pensar onde você começou a sua vida profissional, quanto você ganhava e quanto melhorou, pensar nas coisas que conquistou através do trabalho, com certeza um sentimento de satisfação poderia começar a nascer e quem sabe até mesmo de gratidão.
Se pensarmos nas pessoas que fazem parte da nossa vida, em tudo que passamos e pensar nas nossas conquistas e que aqui estamos nós.
Isso é encontrar a felicidade hoje, ver tudo que faz parte da nossa vida, faz parte de você e para sentir a real importância disso tudo, pense se você não a tivesse.
Realmente eu posso dizer EU SOU FELIZ! E você é feliz??


“Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente.”
Érico Veríssimo

Um comentário: