quarta-feira, 15 de junho de 2011

Trabalho x Vida Pessoal


Uma frase muito conhecida para todos que trabalham, é que não se leva problemas pessoais para o trabalho.
E durante anos, isso com certeza é a dificuldade de muitos profissionais que trabalham.
Sem dúvida, as empresas, não podem dar ao luxo de aceitar que as pessoas deixem a sua vida pessoal interferir no resultado da empresa.
Sabemos que tempo é algo escasso nas empresas e um dia de trabalho é cheio de muitas atividades e ás vezes o dia não é suficiente para que realizem todas.
Quem nunca pensou que o dia deveria ter um número maior de horas, para dar conta de tantas atividades?
Então, pela visão da empresa levar problemas pessoais para o trabalho significa perder tempo. A regra é clara, chegou á empresa você tem que apertar o botão do delete para a sua vida pessoal. Claro que existem as exceções, mas existe um limite para elas também.
Mas, como instruir os seus pensamentos a não pensar nos problemas? Como dizer a ele que agora não?
Como fazer se a sua vida financeira esta o caos? Como trabalhar sem lembrar na discussão que teve com a família? Como não cair o rendimento no trabalho, ao pensar que a fatura do cartão de crédito vence e você não tem como pagar?
Será que com essas circunstâncias, se mantém o mesmo ritmo de trabalho e a capacidade de criar ou resolver as turbulências do dia é a mesma?
Esse foi um dos temas abordados nas discussões das novas tendências do mundo contemporâneo para o RH e devido à escassez da mão de obra especializada surge uma tendência a contribuir para que os profissionais saibam lidar com essa situação.
A dificuldade dos profissionais em lidar com seus problemas pessoais acabam causando para empresa absenteísmo, rotatividade e solicitações de adiantamento de pagamento, férias e décimo terceiro.
Problemas que acabam afetando diretamente o RH das empresas.
Já é realidade em algumas empresas o atendimento de psicólogas aos funcionários, cursos, treinamentos e palestras onde questões pessoais como administração financeira e psicologia positiva são temas abordados.
Um profissional bem direcionado em sua vida, resolvido financeiramente tende a produzir mais. Sabemos que ninguém vive 100% uma vida maravilhosa, todos temos dificuldades e problemas a diferença está em saber lidar com elas.
Hoje existem várias maneiras de trabalhar a emoção, aprender a lidar com elas, desde terapias, treinamentos e coaching.
A diferença esta em querer resolver o que lhe causa desconforto. Querer mudar. Resolver ou no mínimo melhorar situações que de alguma maneira reduz o seu desempenho.
Como você está resolvendo as suas dificuldades pessoais? O seu desempenho já esta sendo afetado pelos seus problemas?
E na sua empresa, os indicadores estão lhe preocupando?
Decida agora, mudar a realidade, faça diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário