segunda-feira, 15 de junho de 2015

O que leva uma pessoa a procurar um psicólogo/terapeuta ou um coach?


Psicólogo ou coach eis a questão? As dúvidas sobre a diferença de um e de outro, ainda são
grandes.
A psicologia inicialmente tem três missões: curar doenças mentais; tornar a vida das pessoas mais produtiva e feliz; identificar e criar talentos.
Por muitos anos a psicologia, foi conhecida apenas para cuidar de doenças, pois foi a área que mais se especializou devido a necessidade da época, que foi logo na segunda guerra mundial, onde as pessoas estavam psicologicamente doentes.
Quem nunca ouviu falar que psicólogo é coisa de louco? Essa foi a visão das pessoas no início, um pensamento que a cada dia mais, vem caindo por terra. Mas, a psicologia foi conquistando o seu espaço e hoje ela é respeitada.
As pessoas buscam a psicologia, para se conhecer melhor, se entender, se sentir melhor, em situações que não tem controle no campo de suas emoções e quando fatos ou traumas de algo que se viveu no passado, interfere diretamente na vida atual.
Geralmente, fatos que nos faz sofrer ou nos fez mal de alguma maneira, arquivamos diretamente na nossa memória e com o medo que a dor se repita criamos defesas ou ficamos com aquilo sem ser resolvido para nós mesmos.
O coaching já é um processo que busca a evolução prática da pessoa, a sua missão é que o cliente tenha: foco, ação, resultado e melhoria contínua. A maior busca do coaching é movimentos/ação, seja eles passos concretos ou atitudes que mudem o comportamento.
No processo de coaching ele não diz ao coachee (cliente) o que deve ou não fazer, a responsabilidade deve ser toda do cliente. Todo o processo de mudança, ou as ações realizadas devem iniciar e ser do interessado. O coaching tem o compromisso de respeitar o ponto de vista do cliente e colaborar para que ele visualize todo o cenário, para tomar a melhor decisão.
Se eu não sei o que está acontecendo, o que eu estou sentindo ou se ando com uma angústia, tristeza sem fim, um psicólogo é o mais indicado. Agora se sinto que estou em uma zona de conforto, que minha vida não caminha, que não tenho atitudes tanto na minha vida pessoal, quanto do meu negócio, o coach vai me ajudar.
Algumas vezes na vida temos que buscar melhorar, ver a vida e viver de uma maneira diferente, e se não conseguimos sozinhos, contar com o apoio de um profissional, pode me dar resultados maiores.

Só as suas decisões podem fazer a sua vida diferente!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário