quarta-feira, 14 de julho de 2010

Tempo Chronos X Kairós



Estou muito animada com o projeto do INDECE. Logo,explico qual o significado.
Mas, dentro dos meus estudos, no qual um se diz respeito a tempo, minha amiga Claudia, me informou a existência de dois tipos de tempo.
Fui pesquisar e encontrei a seguinte informação: que as duas palavras são gregas e que estão ligadas à noção de tempo: CHRONOS e KAIRÓS.
Chronos indica um tempo que, para a pessoa, tem a ver com horários, atrasos, atividades, ou seja, um tempo que é regido pela lógica da produtividade.
Kairós, no entanto, é um outro tempo para a pessoa e tem a ver com valores e qualidades em seu uso. "O tempo do kairós é 'um tempo interior', um tempo da alma ou do espírito".
A definição nos deixa claro que vivemos o CHRONOS, sempre olhando o relógio. Frases como estou atrasado, não tenho tempo para nada, faz parte da nossa rotina.
E o kairós,esta apagado, sem tempo para ele, do que interessa valores. Estudamos história, matemática, biologia e assim por diante e não estudamos a vida. Não aprendemos a nos conhecer.
Como deixar um tempo nos dominar? Sem ao menos saber QUEM SOMOS...!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário