terça-feira, 13 de dezembro de 2011

SER FELIZ, EIS A QUESTÃO...


Estamos vivendo em uma época tão difícil, e quem já tem uma família formada e filhos na faculdade, as obrigações e os compromissos são tatos que muitas vezes achamos que não daremos conta do recado.
E quando fazemos as contas e achamos que hoje temos menos que ontem, isso acaba nos levando a um tédio e pode diminuir a felicidade. Então o que fazer? A dica que posso dar de acordo com minha vivencia e que costuma funcionar para mim, é pensar positivamente que daqui a um ano as coisas estarão melhores e menos difíceis.
E mais uma dica: dormir. Parece asneira, mas não é quem dorme mal não descansa e até diminui a capacidade de se sair de situações embaraçosas, pois não é capaz de raciocinar. A fadiga é umas das principais razões para o mal humor. Uma outra são os compromissos com prazos muito curtos.
Para sermos mais felizes, temos que viver do nosso jeito, sem distorcer muito tanto no âmbito social quanto no profissional. É claro que em algumas situações temos que “matar um leão” por dia para que não sejamos fracassados, mas na somatória geral, no dia a dia isso leva ao estresse e consequentemente à depressão.
Já perceberam que coisas novas, pequenos ou grandes desafios, também trazem a felicidade? Dada a minha natureza de inquieto e por ser homem, e que desde a idade da pedra somos caçadores e desbravadores, - ao contrario da mulher que sempre cuidava e cuida da cria-, percebi que quem faz coisas novas se torna mais feliz e realizado.
Coisas muitos simples também podem contribuir e muito para a nossa felicidade. Pois quem gosta de pedalar poderia aprender a consertar a “magrela”. Quem gosta de comer bem, poderia aprender a cozinhar. Quem curte musica, poderia aprender a tocar algum instrumento e muitas outras coisas que parecem pequenas, mas que trará um grande resultado.
E agora você pode me perguntar: Mas fazer tudo isso não vai consumir muito tempo? A resposta é não. Não precisa fazer todas as coisas de uma só vez, é só revezar, em cada época de sua vida dê atenção a uma delas ou de tantas outras que mais identifica com você.
Uma coisa tão boa e que também traz felicidade e que deve se tornar constante é fazer uma caminhada de 30 minutos e no mínimo três vezes por semana, não se esquecendo de alongar antes e depois, procurar fazer uma respiração correta e completa e observar os detalhes por onde passa que só são vistos caminhando. Lembre-se de que o exercício físico estimula a produção de endorfina, o hormônio felicidade.
Alguém pode achar difícil essas simples dicas e sabem por quê? E respondo: Porque você mesmo tem que fazer. É um projeto de felicidade e a execução fica a cargo de cada um.

Seja feliz e viva mais...
César de Pádua Amorim – Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário