segunda-feira, 26 de março de 2012

Uma situação complicada...

Algumas situações que vivencio ou fico sabendo me deixam muitoo triste. Eu queria ajudar e poder fazer algo para que as pessoas olhassem para o futuro. Uma das minhas grandes preocupações é com os jovens/adolescentes. Por isso que como já comentei, estou realizando palestras para eles. E cada dia eu tenho mais certeza que algo precisa ser mudado. Tenho um filho de nove anos, não sei como vai ser essa fase da vida dele, mas todo dia eu peço para me dar sabedoria para lidar com as situações que surgir. Mas, vou comentar sobre uma situação que me deixou abismada. Morar em cidade pequena geralmente faz com que conhecemos a maioria das pessoas, principalmente quando se tem comércio. E ontem chegou três adolescentes entre seus 14 e 16 anos implorando, essa é a palavra, desesperados querendo cigarro e bebida alcoólica. Claro que de acordo com a lei não foi vendido. Só que o desespero, o EU QUERO era muito grande. Isso doeu o meu coração e todos são conhecidos, meninos que eu vi crescer. Nesse cenário me surgiu mil perguntas e claro sempre buscando tirar algumas conclusões do que se passava com aqueles meninos. O que leva um menino nessa idade a querer muito algo, que sabem que não vai fazer bem? Se eles queriam muito e demonstravam desespero, com certeza eles sabiam o que queriam, ou seria muito pensar que já existe um vício? Como uma mãe ou mesmo a família pode ficar atento a essa situação? Dentro da história dos meninos existe alcoolismo, cigarro na família já está no DNA deles? Também percebi que todos tem famílias distantes, do tipo que tem que trabalhar para colocar as coisas dentro de casa e com isso os filhos ficam por ai, será que isso contribuem? Meuuuu Deusssssss... isso é triste. Pensei o que eu poderia fazer. Contar para a família? Fazer uma terapia de grupo? Dar conselhos? Eu se fosse meu filho gostaria que me contasse, mas sei de casos que se fala para os pais e eles ainda questionam o que esta sendo dito. O que fazer? Fazer como a maioria, eu não vi nada. De imediato a minha primeira reação foi escrever essa postagem, como um desabafo e pedir aos pais que ao menos prestem atenção em seus filhos. Sei que o problema é muito mais complexo. Já fomos adolescentes um dia, sabemos como nossa cabeça fica a mil, por isso decidi que a partir de hoje, vou fazer postagens sobre os diversos assuntos da adolescência. Vou programar a fazer isso todas quintas. Espero que vocês dividam experiências comigo, conteúdo e vamos ver se alguma coisa conseguimos passar a esses que amanhã serão adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário